quarta-feira, 6 de maio de 2015

chamar as burras pelos nomes


Quem segue na Nacional 269, voltando costas às praias de Albufeira, tem uma bela surpresa à esquerda, algures entre Algoz e Tunes. Chama-se Quinta dos Avós e é um lugar mágico, com jardim botânico, museu rural, doces, chás, doces regionais, licores, doces e mais doces, de amêndoa, de figo, de alfarroba. Mas a grande atracção do lugar são duas simpáticas burras no curral do quintal das traseiras.
A pequena Estrelinha, com um ano e meio, foi baptizada pelos clientes e visitantes que foram convidados a escolher entre uma lista com algumas dezenas de hipóteses. Lembro-me bem de ter escolhido Alfarroba, que, segundo a Dona Encarnação, proprietária, também foi um nome muito votado. Na altura, a mãe Andorinha (na foto) estava muito ciosa da sua cria e não deixava ninguém aproximar-se dela.
Dezoito meses depois, as burras, mãe e filha, continuam a ser a atracção principal da Quinta e, apesar de no museu rural se encontrarem alguns apetrechos para albardar burros, elas não trabalham, "só comem", como diz a dona. E há tanta coisa boa para comer na Quinta dos Avós. Já vos falei dos doces?
(texto escrito para o Lifecooler, a propósito do Dia do Burro que se comemora a 8 de Maio)

Sem comentários: